Porque será que noutros países, como no Japão ou na China, é um hábito tão comum pedir aos convidados que deixem os sapatos à porta assim que chegam? E nem sequer é considerado rude que se lhes peça tal coisa… Ora bem, estes povos têm uma palavra a dizer no que diz respeito à saúde e à longevidade, não é? Por isso, vamos lá saber o que será que está por detrás desta questão! Curioso? Surpreenda-se com estas 5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa.
1- Ao deixar os sapatos à porta de casa, está a diminuir consideravelmente o risco de se expor a toxinas! É que se pensarmos bem, durante o dia pisamos elementos nocivos, nomeadamente substâncias tóxicas como pesticidas, fertilizantes ou poluentes industriais. Logo, ao caminharmos em casa com os sapatos calçados estamos a espalhar literalmente estes químicos pelo chão da nossa casa e consequentemente a expôr as crianças, os animais e nós próprios a eles.
2- Também diminuímos e muito a quantidade de bactérias que entram nas nossas casas. Provavelmente não saberá, mas as solas dos nossos sapatos vêm carregadas de bactérias que pisamos e algumas são bastante perigosas para a saúde, já que provocam infeções graves. Uma das mais encontradas nos estudos realizados foi a “e-coli”, que vive nas fezes. Entramos em contacto com ela ao passearmos os nossos cães ou ao frequentar casas de banho públicas.
3- Para quem tem problemas de fungos nos pés, também é uma boa adoptar este hábito saudável. Ao andarmos mais tempo descalços, diminuímos o risco de contrair algumas doenças de pele como o pé de atleta e outras micoses.
4- Se por um lado não gostamos de nos descalçar na casa dos nossos amigos, com vergonha de estar a cheirar mal dos pés, por outro, ao descalçarmo-nos estamos a reduzir gradualmente as bactérias nos nossos pés responsáveis pelo mau cheiro e a eliminar para sempre o chamado “chulé”! Ao termos os pés suados por causa do calor dos sapatos, estamos a criar as condições perfeitas para se desenvolverem bactérias, pois elas gostam de ambientes escuros, húmidos e quentes. Assim, deixá-los à porta de casa é, mais uma vez, a solução!
5- Como não podemos andar descalços na rua nem no trabalho, devemos aproveitar os períodos em que estamos em casa para caminhar de pés nus e fortalecer assim a musculatura dos mesmos. Também os tornozelos ficam mais fortes e estamos a diminuir o risco de ter unhas encravadas, joanetes ou calos, entre outros.
Fonte: like3za