Em temas como a nutrição, os erros são constantes, sobretudo no que respeita à perda de peso. Descubra os 9 erros que nos pregam como verdades absolutas em relação à alimentação, toda a gente pensa que são verdade, mas não!
1- As batatas engordam
Elas na verdade possuem 75-80% de água, o resto são hidratos de carbono que apenas tem 85 kcal/100 g, por isso não é hipercalórica e não precisa de entrar em pânico cada vez que a come!
2- As hortaliças não têm nem gordura nem proteína
Elas têm muito poucas calorias na verdade, mas a quantidade de proteínas é aceitável.
3- Só as cenouras e tomates melhoram a visão
Isto não é 100% mentira, dado que contêm vitaminas (nomeadamenta a A ou o retinol) que são essenciais, mas também existem muitos outros alimentos que as têm, como a soja e alguns outros frutos.
4- A cebola é boa para a circulação
Esta também não é 100% mentira mas não tem nutrientes que impliquem na fluidez do sangue, apenas ajudam a prevenir a formação de coágulos devido aos seus compostos de enxofre.
5- A fruta deve comer-se em jejum ou entre as refeições
Na verdade as calorias da fruta são sempre as mesmas, independetemente da hora do dia em que as coma, simplesmente isto às vezes é dito para não sobrecarregar as refeições principais de açúcares.
6- As frutas desidratadas perdem a maioria das suas propriedades
A maioria dos nutrientes da fruta fresca apenas perdem a sua quantidade de água ao serem desidratadas e não os nutrientes em si, sendo esta opção uma opção saudável na mesma.
7- A castanha é um dos frutos com mais calorias
Na verdade é uma fruta seca com pouca gordura e proteína e acaba por ter uma maior proporção de água que a maioria dos outros frutos secos, por isso não é necessariamente verdade.
8- O pão engorda
Quem nunca ouviu esta? Deve ser provavelmente dos maiores mitos da alimentação. As calorias do pão tradicional branco é de cerca de 250 kcal/100g, mas como geralmente é acompanhado por ingredientes com muita gordura o pão é que leva sempre com as culpas.
9- Todos os cereais contêm glutén
Ele de facto é um dos compostos principais da maioria dos cereais, mas não de todos, como por exmplo do arroz e do milho.
Baseado em: Artigo da Mens Health