O exercício físico é de extrema importância para a prevenção e tratamento de doenças como a escoliose. Porém, há desportos a evitar. Siga as dicas dos médicos ortopedistas do Southeastern Spine Institute, nos Estados Unidos, uma das instituições mais avançadas na área da coluna.
Melhores
Treino de Força
Este é importante para fortalecer os músculos das costas, pois são estes que nos ajudam a manter uma postura correta, mas não deve abusar dos pesos. Os exercícios que são piores para as suas costas são: flexões, elevações de pernas e os que obrigam a tocar com as mãos nos pés.
Ski
Este é benéfico para doentes com escoliose pois o movimento de deslize associado ao desporto minimiza o choque das vértebras na coluna vertebral. Por outro lado também exercita os 2 lados do corpo ajudando a desenvolver uma coluna mais forte e mias equilibrada.
Caminhada
Para quem não a costuma fazer, caminhar apenas 30 min, 3 vezes por semana já tem benefícios para a saúde, para a coluna e também para a circulação. A caminhada ajuda a combater dores nas costas, nos joelhos e nas pernas, a fortalecer os abdominais e os músculos da região cervical, prevenindo assim as lesões nessa região.
Natação
Quem nunca ouviu dizer que a natação é boa para as costas? É mesmo verdade, é altamente recomendada para quem tem escoliose porque fortalece a coluna num ambiente sem pesos. Há menos pressão na coluna vertebral e a água fornece resistência que ajuda a fortalecer os músculos. Também é dos desportos em que se usam mais músculos ajudando a desenvolver um torso mais equilibrado e simétrico. A água fria ajuda a libertar a tensão acumulada e ainda melhora a circulação, sendo só coisas positivas.
Alongamentos
Estes aliviam a tensão e ajudam a restaurar a amplitude de movimentos, a qual é muito importante no combate à escoliose! Pode mesmo chegar a neutralizar a curvatura da coluna vertebral. Mas é sempre necessário ter atenção ao tipo de alongamentos, tal como nos treinos de força, alguns podem não ser benéficos.
Yoga
Prefira poses modificadas em vez daquelas que estendem demasiado as costas ou que obrigam a coluna a virar-se muito.
Piores
Basquetebol
Deve sempre ser evitado qualquer desporto que deixe as costas numa posição vulnerável e curvada para a frente como acontece no basquetebol.
Ginástica
Por ser um desporto que envolve um treino rigoroso e uma elevada disciplina, a maioria das lesões que ocorrem são na coluna vertebral, principalmente nos adolescentes. Os ginastas devem tomar precauções para diminuirem estes riscos.
Ténis
Os desportos que impliquem saltar com força, devido ao impacto no chão e o risco de queda, estão na lista dos exercícios a evitar, tal como o ténis.
Golf
Este desporto exerce muita pressão sobre a coluna, exigindo torções constantes e geralmente para o mesmo lado, o que provoca um maior risco de lesão na coluna, como hérnias discais. Mesmo no atletas mais bem preparados isto pode ocorrer.
Fonte: Sapo Lifestyle