Alimentos com calorias negativas são os alimentos que teoricamente o nosso organismo precisa de mais energia para gastar na sua digestão do que a energia que o próprio alimento contém. Contudo não existem evidências científicas que suportem a ideia de que estes alimentos tenham de facto um impacto energético negativo na nossa dieta.
Ainda assim, alguns destes alimentos são o aipo, brócolos, beterraba, nabo framboesa, morango, melancia, maçã, ananás e algumas variedades de pepino.
Uma dieta alimentar que contenha apenas este tipo de alimentos não é considerada equilibrada, pois no geral são alimentos com baixo teor de nutrientes essenciais, como hidratos de carbono, proteínas e gordura.
Razões para os incluir na sua dieta
1. Valor calórico reduzido
2. Riqueza em fibra
3. Conteúdo significativo em água, vitaminas e minerais
Conclusão
A teoria das calorias negativas não deverá ser aproveitada com o objetivo de promover a prática de uma dieta apenas à base de uma lista limitada de alimentos e logo uma dieta restritiva e pobre.
Para manter um peso corporal adequado (e mesmo para prevenir o desenvolvimento de doenças crónicas) devemos sim ingerir diariamente produtos hortícolas e fruta, mas sempre mantendo um plano alimentar completo, variado e equilibrado, com a prática conjunta de exercício físico regular.
Os conselhos são da nutricionista Rita Fonseca Silva
Fonte: sapolifestyle