domingo, 10 de dezembro de 2017

Como Tratar um Torcicolo


Todos já sentimos dor no pescoço e dificuldade em mexer a cabeça, ou seja, sofremos de torcicolo.


O pescoço, sendo curvado e suportando a cabeça – que pode chegar a pesar 5 quilos – torna-se muito vulnerável a tensões, dores e rigidez.

É por isso importante proteger o pescoço, evitando sobretudo posturas incorretas: as principais culpadas do incomodativo e doloroso torcicolo. Outras medidas podem também ser tomadas para a prevenção e o combate desta condição.

Coloque compressas mornas sobre o local, durante 15 minutos, de preferência todas as noites e duas ou três vezes ao dia. Pode ainda aplicar água quente durante o duche. O calor relaxa a musculatura, alivia a contratura, diminuindo assim a dor.

Faça uma massagem leve sobre o músculo no sentido do ombro para a orelha.


Evite forçar o pescoço para a posição contrária à do torcicolo.

Não carregue pesos durante a crise e preste atenção à postura.

Em fases agudas do torcicolo, recomenda-se o uso de colarinho cervical, de modo a evitar a atrofia e consequente enfraquecimento muscular.

Mantenha a curvatura natural da coluna durante o sono. Escolha uma almofada nem muito alta nem muito baixa. Estão disponíveis no mercado modelos indicados para a proteção cervical.

Use um creme anti-inflamatório duas vezes ao dia (de manhã e à noite). De aplicação simples e rápida, este atua diretamente sobre a dor e alivia-a durante 12 horas.

Quando a dor começar a diminuir, realize alguns exercícios ligeiros. Tente juntar a orelha ao ombro; faça rotações para ambos os lados, parando ao centro; e por fim flexione o pescoço para a frente, tentando aguentar a posição durante uns segundos.

O torcicolo melhora, de modo geral, passadas 24 horas. Se a dor persistir por mais de três dias, consulte o seu médico assistente ou um ortopedista.


try 1